Lugar

O Poeta

Onde?
Rua D. António Meireles, Porto, Portugal 4250 Porto
Ver Mapa

Raros são os cafés que tenham tanta história como O Poeta.
Muitos são muito mais bonitos, mais perto de onde se passa toda a movida, mais tudo que O Poeta, mas alma, tem este!

Perdoem-me a ignorância e não querendo fazer um google para escrever este texto, arrisco-me a dizer que O Poeta tem à vontade mais de 36 anos.
Porquê?
Porque lembro-me de ouvir falar dele e de o frequentar, desde que me lembro que sou eu!
Lembro-me, porque a casa dos meus avós maternos era na Constituição, quando ainda nem havia bomba de gasolina, a rua tinha dois sentidos, e esta era uma zona de excelência para se viver no Porto.
Lembro-me do grupo de amigos dos meus tios, todos com as motas para trás e para a frente, e como vivíamos muito perto d´O Poeta, era natural encontrá-los por lá.

Com o passar dos anos, eu e os meus irmãos passamos também a frequentar este mítico café, embora confesse que os meus irmãos sejam indubitavelmente uns clientes habituais e eu hoje em dia não passe de um mero visitante de ocasião…
Indo ao que interessa, aqui as pessoas tratam-se por tu, reconhecem os clientes habituais, dão duas de letra e têm umas francesinhas que são excelentes…pelo menos é essa a minha opinião, e acreditem que não anda sozinha na rua!

Sendo o Carvalhido uma das zonas do Porto que na minha opinião tem provavelmente uma das qualidades mais altas de cafés por metro quadrado, O Poeta distingue-se nitidamente porque sempre soube manter a sua identidade…

Por tudo isto e porque é de lugares genuínos como este que a nossa Invicta se distingue de todos os lugares no mundo, este era daqueles sítios que embora bem guardado, tinha de ser partilhado com todos vocês…

Texto: David Magalhães
Foto: Grupo de Amigos Café O Poeta