Lugar

Casa Cerdeira

Onde?
Rua de Santa Catarina 533, Porto
Ver Mapa

Sou um acérrimo defensor do comércio tradicional.
Embora não seja de uma geração pós-25 de Abril, sempre admirei o comércio tradicional, as pequenas mercearias, os talhos, as peixarias, os mercados, o comércio de rua…contudo, também foi a minha geração que viu nascer o Dallas e o Brasília. Pois é, o resto está à vista de todos e é uma panóplia de shoppings por todo o lado.

Assim sendo, e para ser fiel ao que acredito, descobri recentemente uma mercearia que me enche as medidas!
A Casa Cerdeira!
Esta é daquelas à antiga, e embora tenha muita fruta de qualidade, tem também uma selecção de vinhos de fazer inveja a muitas garrafeiras!
Confesso que eu venho especialmente pela diversidade, mas acima de tudo, pela simpatia de quem aqui trabalha! É o que eu chamo de serviço 5 estrelas!
O António, que é o filho do dono e o futuro desta mercearia, tem impulsionado muito bem o negócio. Tem um sorriso fácil para todos os clientes, mesmo aqueles turistas que dizem que só gostam de vinho de Francês e caro, ao que ele replica “vocês deviam experimentar o vinho Português! Levem um cartão meu que eu envio uma meia duzia de garrafas e depois vocês dão a vossa opinião…”. Embora não os tenha conseguido convencer, demonstrou uma paciência de santo, como tem de ser nesta árdua tarefa de servir os clientes.
Dos vinhos que leve recentemente desta bela casa, um ficou na memória porque era um rosé que se chamava Rapidinha, e o logo era bem sugestivo…o vinho, também era bem bom, diga-se!
De castanhas a queijos, de enchidos a bolachas, de vinhos a aguardente, esta casa tem tudo!
E do melhor!
Não acreditam?
Desfio-vos!

Na minha opinião, é uma estrela que brilha bem forte na Rua Santa Catarina, e que esperamos que fique por aqui pelo menos mais um século.
Isto porque espero durar pelo menos, mais um século…

Texto: David Magalhães
Foto: Facebook Casa Cerdeira